Manual de Instruções Den-Prov

Confecção de: Coroas Ocas, Facetas, Pônticos, Casquetes de Moldagens e Dentes de Cera.

Dispensa uso de isolantes

Idealizado para se tornar um auxiliar indispensável para o cirurgião-dentista na confecção de Coroas provisórias de acrílico devido à facilidade e à repidez com que se manipula esse moldador.

O profissional ganha um tempo precioso durante a confecção de coroas ocas de resina auto-polimerizável, e, além disso, proporciona uma economia muito grande no que tange aos gastos de materiais para a confecção de provisórios, por métodos convencionais.

O Moldador DEN-PROV possibilita a fabricação rápida de "facetas" para provisórios, "pônticos" (elementos suspensos), "casquetes" para moldagens, e dentes de cera, segundo as técnicas descritas nesse manual. Evita ainda a necessidade de se utilizar Protéticos para confeccionar provisórios, além de proporcionar "conforto ao paciente" evitando-se moldagens.

Para selecionar, adaptar e reembasar a coroa oca fabricada no moldador:

Use como referência uma circunferência do colo do dente no moldador sempre um pouco maior que o desejado, para que durante o reembasamento todo o limite cervical do preparo seja recoberto com o excesso, o que será posteriormente recortado.

Fabricação da coroa oca no moldador
Observar sequência correta no catálogo que acompanha este manual.

Observação:
Retirar a coroa do moldador com a resina numa fase ainda elástica, como descrito e ilustrado no catálogo, traz a vantagem de proporcionar uma adaptação no ponto de contato, uma vez que a resina ainda está maleável e com certa pressão a coroa acomodar-se-á por entre os elementos vizinhos, cuidando-se para não deformar sua face vestidular. A seguir, com um tempo de trabalho relativamente longo, pede-se ao paciente que feche a boca pressionando a resina para obtenção da oclusão. Deve-se aguardar a polomerização da resina nesta posição, para somente após proceder ao reembasamento.

Para adaptar a coroa oca Recorte seu colo de maneira a adaptá-lo na margem gengival do preparo por vestibular, observe se a largura (sentido mesiodistal) está ideal, caso contrário recorte um pouco mais o colo até conseguir o ponto de contato com os elementos vizinhos (ou largura correta), feito isso é comum que a coroa fique maior no sentido cervico-incisal (comprimento) que os elementos vizinhos, mas deve-se proceder ao reembasamento e somente após desgastar o bordo incisal (oclusal) até conseguir o comprimento ideal.

Para reembasar a coroa oca Isole o dente preparado e áreas vizinhas com vaselina, preencha a coroa oca com a resina na fase líquida, aguarde uma fase plástica e então reembase como de costume. Retire o máximo possível de excessos na cervical, aguarde a polimerisação da resina, retirando e colocando a coroa repetidas vezes. Após a polimerização recorte os excessos com o auxílio de pontas montadas ou brocas e dê o polimento final. Se o profissional for confeccionar coroas provisórias em um modelo de gesso, os procedimentos deverão ser idênticos.

Ajuste Cervical da Coroa Oca
No moldador são encontrados vários tamanhos de cada anatomia dental (Ex: 5 tamanhos para Incisivo Central Superior), possibilitando ao cirurgião-dentista uma grande margem de sucesso na obtenção de um ajuste cervical dessas coroas ocas por sobre os preparos feitos pelo profissional nos dentes dos pacientes. Na anatomia de cada coroa obtida nesse moldador, não foi determinado o lado (direito ou esquerdo), ficando essa definição a cargo do profissional através de leves retoques de brocas.

NO MOLDADOR

Técnicas

a - Confecção de Facetas
Recorte a coroa oca fabricada no moldador com disco de carborundum nas paredes proximais no sentido longitudinal, para obter instantaneamente uma faceta. Por ser uma fábrica permanente, esse moldador traz a vantagem de não ser necessário ficar constantemente adquirindo-se dentes de estoque.

b - Confecção de Pônticos (elementos suspensos)
Proceda da seguinte maneira:
Retire o macho do molde selecionado.
Coloque 3 gotas de monômero de rápida polimerização no interior do molde.
Vá aos poucos saturando o monômero com o polímero (pó de resina).
Repita esse procedimento até atingir um pouco acima do colo do dente. Espere a completa polimerização da resina.
Retire a coroa moldada, recorte de acordo com o modelo, na forma adequada de um pôntico, desgastando com frezas, pontas montadas ou brocas. Observação: "União do pôntico às coroas ocas individuais" - Após a seleção e o reembasamento das coroas ocas individuais de cada dente pilar, o cirurgião-dentista deverá com o auxílio de cera utilidade (pegajosa) na face vestibular, prender e posicionar o elemento suspenso (pôntico), a seguir uní-lo às coroas individuais pela face palatina (lingual) pela técnica usual de pincel e resina líquida. Aguardar a polimerização, recortar os excessos e polir.

c - Confecção de Casquetes para Moldagens
Cada coroa oca confeccionada no moldador pode ser utilizada como casquete individual para moldagem de um preparo, trazendo uma grande economia e perfeição dessas moldagens pelo profissional. Para tranformar uma coroa oca em um casquete de moldagem, proceda da seguinte maneira:
Selecione uma coroa oca pelo seu diâmetro e comprimento, sempre um pouco maiores que o preparo a ser moldado.
Resfrie o pote Dapen para aumentar o tempo de trabalho com a resina.
Seque e lubrifique o preparo do dente do paciente.
Prepare a resina e bem líquida, com o auxílio do pincel, leve-a sub e supra-gengival no preparo. Umedeça a face interna e a borda do casquete (coroa-oca) com o monômero.
Acomode o casquete por sobre a resina pincelada no preparo.
Retire o casquete e certifique-se de que a resina tenha moldado todo o limite cervical do preparo, do contrário, repita o procedimento acima descrito quantas vezes for necessário.
Alivie internamente o casquete para dar espaço para o material de moldagem.
Faça o maior número possível de retenções na área externa do casquete confeccionado para o mesmo ser removido com maior facilidade e segurança.
10ºPincele a face interna do casquete com um adesivo próprio para o seu material eleito de moldagem à base de Mercaptanas ou Siliconas.
11ºIsole e seque o preparo.
12ºPreencha o casquete com material fino de moldagem até na borda e proceda a moldagem.
13ºUtilize uma moldadeira individual ou de estoque preenchida de material "pesado" de moldagem (Ex: alginatos) para proceder a retirada do(s) casquete(s), moldando simultaneamente toda a arcada dentária.

d - Confecção de Dentes de Cera
Aqueça a cera até que esta chegue ao estado líquido, preencha o conta-gotas e goteje rapidamente a cera dentro do molde desejado até a altura do colo do dente, retire-o após a solidificação com uma pinça. Utilize este dente de cera para procedimentos usuais de enceramento de modelos de gesso.

Precaução: Não usar instrumentos cortantes ao manusear o moldador.

Obs.: Os troquéis (machos de borracha vermelha) tem a reposição gratuita durante a vigência da garantia, frete por conta do consumidor. A BASE (borracha verde) não é vendida separadamente (avulsa).